"E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto. Escutai-o.»"

Lc 9, 35

II Domingo da Quaresma Ano C

Quaresma 2019

quarta cinzasthnailQuarta-feira de Cinzas

Eucaristias às: 9H00, 19H00 e às 21H30
Na Igreja de Santo António do Estoril

retiro quaresma 2019 thnailRetiro de Quaresma

22 a 24 de março 2019 | CASA DE RETIROS DOROTEIAS DO LINHÓ | Descarregar cartaz

inscrições até 10 Março enviar nome, telefone e email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contactar o acolhimento paroquial.

condenadoVia Sacra

À sextas-feiras às 18H00 na Igreja Sto António do Estoril na Via Sacra

perdaoJornadas penitenciais

dia 10 de Abril das 8h às 14h e das 16 às 22h.

Quaresma 2019

patriarcaMensagem do nosso Patriarca D. Manuel Clemente

“UMA SANTA QUARESMA COM HORIZONTE PASCAL”

A Quaresma que iniciamos, neste ano de 2019, é como sempre tempo de graça e conversão. Já a conversão é, em si mesma, obra da graça divina, que não deixa de nos atrair para Deus, vida das nossas vidas. Continuar a ler

Papa propõe «conversão» na relação com a natureza

papa quaresmaO Papa publicou a sua mensagem para a Quaresma 2019, que os católicos começam a celebrar no dia 6 de março, com um apelo à “conversão” na relação da humanidade com a natureza, levando a estilos de vida mais solidários e ecológicos. “Quando não vivemos como filhos de Deus, muitas vezes adotamos comportamentos destruidores do próximo e das outras criaturas – mas também de nós próprios –, considerando, de forma mais ou menos consciente, que podemos usá-los como bem nos apraz”.

A mensagem alerta para as consequências do que é apresentado como a “intemperança”, uma atitude que “viola os limites que a nossa humana e a natureza pedem para respeitar”. “Se não estivermos voltados continuamente para a Páscoa, para o horizonte da Ressurreição, é claro que acaba por se impor a lógica do tudo e imediatamente, do possuir cada vez mais”.

A mensagem tem como título ‘A criação encontra-se em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus’, expressão retirada da carta de São Paulo aos Romanos, um dos textos do Novo Testamento. O Papa contrapõe a “lei de Deus, a lei do amor” à “lei do mais forte sobre o mais fraco”, considerando que esta é uma manifestação do mal, “como avidez, ambição desmedida de bem-estar, desinteresse pelo bem dos outros e muitas vezes também pelo próprio”. Esse mal leva à “exploração da criação (pessoas e meio ambiente)”, para alimentar uma “ganância insaciável que considera todo o desejo como um direito”.

Evocando o ‘Cântico do irmão sol’ de São Francisco de Assis, o santo que inspirou a escolha do nome do Papa para o pontificado e o nome da sua encíclica ecológica, ‘Laudato si’, Francisco sublinha que os santos “rendem louvor a Deus e, com a oração, a contemplação e a arte, envolvem nisto também as criaturas”. Esta harmonia, acrescenta a mensagem, está ameaçada “pela força negativa do pecado e da morte”. | “Trata-se daquele pecado que leva o homem a considerar-se como deus da criação, a sentir-se o seu senhor absoluto e a usá-la, não para o fim querido pelo Criador, mas para interesse próprio em detrimento das criaturas e dos outros”.

O Papa propõe a todos os católicos uma caminha de preparação para a Páscoa marcada pelo “arrependimento, a conversão e o perdão”, com manifestações na vida pessoal e social, “particularmente através do jejum, da oração e da esmola”.

“Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamonos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais”, conclui o texto, simbolicamente datado de 4 de outubro de 2018, dia da festa litúrgica de São Francisco de Assis. A Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão. Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de «devorar» tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia.

Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence.

(Papa Francisco, mensagem para a Quaresma 2019)