Jornadas Mundiais da Juventude LISBOA 2022

Bem-vindo Santo Padre! Bem-vindos Jovens de todo o mundo!
Uma «Jornada dos jovens para os jovens».

Uma «Jornada dos jovens para os jovens» O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que a realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2022, é uma “excelente notícia” e a concretização de um sonho da Igreja Católica em Portugal, de “há muito tempo”. “É uma excelente notícia e é também uma feliz confirmação de algo que já esperávamos há muito tempo em Portugal, porque as nossas 20 dioceses há muito tempo têm este sonho de ver uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal, como será em Lisboa”, disse D. Manuel Clemente.

Para o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a realização da JMJ em Lisboa sinaliza também “um grande dinamismo” da juventude católica que, “de ano para ano, manifesta ainda mais o gosto de ter um acontecimento destes”. D. Manuel Clemente convidou “jovens de todo o mundo” a participarem na JMJ de 2022, especialmente aqueles estão ligados a Portugal “pela história e pela tradição”, nomeadamente “das Igrejas africanas de expressão portuguesa e não só”.

Toda a gente lá vai estar com gosto e empenho

jmj lisboa 2022 500Toda a gente lá vai estar com gosto e empenho e vamos fazer todo o possível para que corra de uma maneira fabulosa. Tão fabulosa como foi esta feliz notícia que o Papa Francisco nos acaba de dar: Lisboa, 2022, Jornada Mundial da Juventude”, concluiu o cardeal-patriarca.  “Vai ser uma Jornada dos jovens para os jovens”, disse D. Manuel Clemente aos jornalistas, após ter saudado o grupo que o aguardava, sublinhando que “o protagonismo é deles”. “Esta é a juventude do Papa”.

Segundo o cardeal-patriarca de Lisboa, por parte da Igreja Católica existe a “vontade de corresponder” ao “oceano de entusiasmo juvenil católico” que existe em Portugal. “Existe neste momento uma movimentação juvenil católica que nem sempre é devidamente vista, percebida pelas pessoas”, sustentou. Em relação à JMJ 2022, D. Manuel Clemente projetou uma Jornada “à portuguesa”, sobretudo em termos de acolhimento e a “beleza da cidade”, após elogiar a organização que pôde testemunhar, ao longo da última semana, no Panamá. “Não há nada desta dimensão”, acrescentou, projetando uma participação na ordem dos 2 de milhões de jovens.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa observa que as jornadas “começam muito antes”, com atividades em todo o país.  Para o cardeal-patriarca, Lisboa apresentou a candidatura “mais consistente” que exigiu o contacto com as autoridades políticas.“As atenções concentraram-se à beira-Tejo”, sendo uma “boa oportunidade para revitalizar” essa zona, disse ainda, a respeito do local projetado para acolher os eventos conclusivos da JMJ 2022. “Lisboa há de aguentar este embate”, prosseguiu, falando em muita vontade de jovens, dos cinco continentes.

D. Manuel Clemente entende que um dos fatores que pesou na escolha do Vaticano foi a “ligação à Lusofonia”, considerando que existe agora “um grande trabalho” a fazer, para corresponder à “disponibilidade juvenil” das comunidades católicas. O Patriarcado de Lisboa lançou um sítio na internet com informações sobre a JMJ -Jornada Mundial da Juventude, que pode se consultado em http://jmj. patriarcado-lisboa.pt/#/pt.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade. As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Veja o video do anúncio da JMJ 2022 em Portugal